Quando se fala em viagens internacionais, a Argentina pode ser um destino maravilhoso porque é repleta de paisagens deslumbrantes, cultura rica e experiências diferenciadas. Se você é cidadão brasileiro e planeja viagem à Argentina, não há necessidade de levar visto. Porém, você deverá trazer seu Passaporte ou Carteira de Identidade (RG), pois são os únicos documentos necessários para entrada. Este artigo serve como um guia completo que fornece informações detalhadas para brasileiros que planejam viajar para a Argentina.

Você precisa de um passaporte para a Argentina?

Não é necessário ter passaporte para a Argentina se você possuir uma carteira de identidade em bom estado. Ambos são documentos previstos para ingresso por acordo entre os Estados Partes do MERCOSUL.

Desde março de 2021, as autoridades migratórias argentinas não carimbam mais passaportes nem emitem documentos que comprovem a entrada no país, sendo toda a viagem registrada no sistema local.

Você deve ficar atento a roubos e extravios de documentos, principalmente em áreas com maior concentração de turistas. Portanto, é recomendável não portar passaporte e carteira de identidade como alternativa, apenas guardá-los em local seguro.

Argentina

Quais documentos preciso para viajar para a Argentina?

Para viajar para a Argentina e garantir que chegará ao seu destino com sucesso, você precisará dos seguintes documentos.

  • Bilhete de Identidade ou Passaporte Válido

O cidadão brasileiro deverá possuir carteira de identidade com foto que possa ser reconhecida ou utilizar a nova carteira de identidade digital para entrar no país. Tenha em atenção que não é permitido o uso de documento de identificação emitido há mais de 10 anos.

Se o seu bilhete de identidade estiver em mau estado ou tiver mudado de aspecto, sugere-se que traga o seu passaporte dentro do prazo de validade.

  • Prova Financeira

Você deve comprovar que pode pagar a viagem por meio de alguns documentos, como cartões de crédito, extratos bancários ou dinheiro.

  • Comprovante de acomodação

Caso opte por morar no hotel, forneça informações sobre a reserva de hospedagem. Se você vai ficar na casa de alguém, ofereça a carta-convite.

  • Bilhete de volta

Você deverá apresentar sua passagem de volta para confirmar a data de retorno ao seu país.

  • Seguro de viagem

Embora o seguro de viagem não seja obrigatório para entrar na Argentina, ele é altamente recomendado, pois pode cobrir despesas médicas, cancelamentos ou atrasos de voos e perda de bagagem.

💡 OBSERVAÇÃO:

Devido ao risco de roubo ou perda de documentos pessoais, os turistas brasileiros são orientados a portar cópias de seus documentos pessoais, segundo o Itamaraty. Você também pode manter essas cópias em formato digital.

O que preparar antes de viajar para a Argentina?

Antes de iniciar uma viagem emocionante, você precisa de uma preparação completa para ela. Além de levar algumas necessidades para viajar, há algo que você precisa saber para os viajantes brasileiros que entram na Argentina.

Viajando com menores para a Argentina

Se você estiver viajando com menores para a Argentina, os requisitos são um pouco diferentes. Quando o menor viajar sem a companhia de um ou ambos os pais, deverá apresentar documento de autorização de viagem por escrito, além do documento de identidade ou passaporte. Este documento deve ser obtido em um notário público e depois autenticado. Você deve observar que também é necessário um documento de identidade oficial com foto para bebês.

Entre na Argentina com um veículo particular

Se você pretende dirigir até a Argentina com seu veículo, lembre-se que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não pode ser utilizada como documento de identificação para entrar na Argentina.

Portanto, você precisa levar sua identidade ou passaporte. Além disso, prepare os documentos conforme mostrado abaixo:

  • Carteira Nacional de Habilitação: somente para o motorista, para entrar em Puerto Iguazu.
  • Certidão do Veículo: documento do veículo com o mesmo nome do condutor ou com autorização preenchida pelo proprietário.
  • Seguro Green Card: é obrigatório dirigir nas rodovias argentinas.

Seguro médico internacional

Geralmente, o seguro de viagem só pode cobrir os custos de tratamento médico de emergência. Se você precisar trabalhar ou estudar na Argentina por um longo período, poderá ser necessário um seguro médico internacional. Ele garante seus benefícios de saúde neste país, incluindo internações hospitalares, exames médicos, cobertura para doenças pré-existentes e crônicas, seleção de prestadores de serviços médicos e assim por diante.

Posso usar minha carteira de habilitação (CNH) para entrar na Argentina?

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não pode ser utilizada como documento de identificação para entrar na Argentina. Você pode usar um documento de identidade em bom estado ou um passaporte dentro de um prazo válido.

Quanto tempo posso ficar na Argentina sem visto?

Você pode permanecer na Argentina sem visto por até 90 dias, após os quais deverá deixar o país, a menos que tenha um visto autorizado pelo escritório de imigração local.

Como posso ficar na Argentina por mais de 90 dias?

Se você deseja permanecer na Argentina por mais de 90 dias, deverá solicitar o visto no escritório de imigração de Buenos Aires (Dirección Nacional de Migraciones). Para brasileiros, você pode solicitar visto de residente, visto de trabalho ou visto de estudo.

Tipos de visto para Argentina

Visto de residência

Para viver legalmente na Argentina, você deve primeiro obter um visto de residência temporária com validade de até 2 anos. Para obter esse visto, não é necessário comprovar que você exerceu alguma atividade específica, como trabalho ou estudo.

Aliás, o processo de aquisição de visto é relativamente mais fácil para cidadãos de países do Mercosul, como o Brasil, quando comparado a cidadãos de outros países.

Argentina residence visa

Decorrido o período de 24 meses, você estará apto a solicitar um visto de residência permanente, permitindo-lhe ter os mesmos direitos que os cidadãos argentinos, incluindo a possibilidade de trabalhar, estudar e morar no país.

Visto de trabalho

Conforme mencionado acima, os brasileiros que obtiverem residência permanente na Argentina também poderão trabalhar lá. Com uma autorização de residência, você estará legalmente autorizado a:

  • Envolva-se em qualquer atividade de trabalho permitida por lei.
  • Mova-se livremente dentro do país, incluindo entrada, permanência e saída.
  • Colabore com outras empresas para fins legais.
  • Transferir fundos para o Brasil.
  • Envie solicitações oficiais ao governo.

Visto de estudo

A obtenção do visto de estudo será mais demorada, pois as etapas do processo são realizadas tanto no Brasil quanto na Argentina, mas ainda é possível matricular-se em instituições de ensino argentinas apenas com RG ou passaporte brasileiro.

Porém, o prazo é limitado e sem a apresentação do Documento Nacional de Identidade (DNI) a inscrição poderá ser cancelada. Neste caso, é permitido utilizar uma autorização turística (90 dias) e solicitar o DNI assim que entrar na Argentina.

Para quais países os brasileiros podem viajar sem passaporte?

Cidadãos brasileiros portadores de carteira de identidade podem entrar nos seguintes países sem passaporte:

  • Argentina
  • Bolívia
  • Chile
  • Colômbia
  • Equador
  • Paraguai
  • Peru
  • Uruguai

Dicas bônus para viajar na Argentina

  1. Leve sua identidade ou passaporte

Conforme mencionado anteriormente, exige apenas carteira de identidade ou passaporte para cidadãos brasileiros permanecerem na Argentina por um período inferior a 90 dias. Seja apresentando carteira de identidade ou passaporte, certifique-se de que sejam válidos conforme guia mostrado acima.

  1. Traga algum dinheiro

A moeda oficial usada na Argentina como meio de câmbio é conhecida como peso argentino e os caixas eletrônicos permitem saques em moeda local 24 horas por dia, 7 dias por semana. Embora cartões de crédito/débito sejam aceitos na maioria das lojas e restaurantes, será mais conveniente trazer algum dinheiro com você, especialmente nas áreas rurais.

  1. Explore outras cidades da Argentina

Se você planeja explorar outras cidades além de Buenos Aires, viagens aéreas e terrestres são alternativas. Tomar companhias aéreas é a escolha ideal para cobrir longas distâncias em todo o país. Os voos domésticos partem do Aeroporto Jorge Newbery, no norte de Buenos Aires.

Em relação às viagens terrestres, a Rodoviária Retiro, em Buenos Aires, oferece dezenas de saídas diárias de ônibus para a maioria das principais cidades do país. Os ônibus de longa distância são equipados com banheiros a bordo, ar condicionado e bar para conforto dos passageiros.

  1. Sobre o reembolso do IVA

Como visitante estrangeiro, você pode receber o reembolso automático do IVA de 21% cobrado pelas acomodações, o que torna a viagem à Argentina mais acessível. Além disso, você pode recuperar o IVA em compras acima de ARS $ 70 de produtos fabricados localmente nos pontos de venda participantes.

  1. Telecomunicações

Cartões telefônicos pré-pagos podem ser adquiridos em quiosques e locutórios, que oferecem cabines telefônicas e acesso à internet em diversos locais da cidade.

Para cartões SIM locais, você pode comprá-los em lojas de celulares e quiosques. Personal, Movistar e Claro são redes líderes em Buenos Aires.

Falando em Internet na Argentina, a maioria dos hotéis e restaurantes possui Wi-Fi gratuito.

É uma boa notícia que existam mais de 250 pontos de acesso Wi-Fi gratuitos em Buenos Aires. Depois de baixar o aplicativo BA Wi-Fi, você poderá desfrutar de navegação Wi-Fi gratuita.

Perguntas frequentes

  1. Residentes permanentes brasileiros podem entrar na Argentina sem visto?

A política de isenção de visto só se aplica a quem possui cidadania brasileira. Você pode obter a cidadania brasileira se residir no país há, no mínimo, 4 anos sob autorização de residência por tempo indeterminado (residência permanente). Mas se você for casado com cidadão brasileiro ou tiver descendência brasileira, então os 4 anos recaem sobre 1 ano de residência no país com residência permanente.

  1. É necessário passaporte para ir a Buenos Aires de avião?

Se você possui carteira de identidade válida, não precisa dela, pois a carteira de identidade civil (RG) brasileira também é aceita como documento de viagem.

  1. O que você não pode trazer da Argentina?

Para alguns bens listados como patrimônio, incluindo obras de arte, selos, moedas, objetos arqueológicos e espécimes minerais, você deve solicitar uma licença.

  1. Posso ir para a Argentina com carteira de identidade vencida?

Não, você não pode. Você deve verificar se o seu documento de identidade está dentro do prazo de validade. Se o documento de identidade expirar dentro de 3 meses, é recomendável renová-lo para evitar problemas desnecessários.

Conclusão

Para os cidadãos brasileiros, a Argentina será a escolha perfeita para viagens internacionais de curto prazo. Não só é um país deslumbrante com paisagens diversas, cultura vibrante, comida fabulosa e um povo hospitaleiro, mas também é conveniente entrar neste país apenas com o seu bilhete de identidade ou passaporte. Antes de ir, siga os guias mencionados anteriormente e não se preocupe. Comece sua jornada agora mesmo!

By Isabela

Olá, sou Isabela Fernandes - uma escritora alimentada pelo meu amor por viagens, fotografia e todas as coisas criativas. Eu mergulho no mundo da exploração de novos destinos enquanto combino habilmente minha paixão pela edição de fotos para capturar momentos que contam histórias interessantes. Através da minha escrita, pretendo despertar o desejo de viajar, oferecer insights sobre como melhorar os recursos visuais e inspirar outras pessoas a embarcarem em suas próprias jornadas de descoberta e autoexpressão.