Se você deseja viajar para o Canadá para apreciar as belas paisagens e vivenciar a cultura estrangeira, é necessário preparar os documentos necessários, como passaporte e visto ao entrar no Canadá. O Canadá não é um país isento de visto para cidadãos brasileiros. Portanto, você deve solicitar um visto canadense antes de viajar para o Canadá. Neste artigo, você pode seguir o guia detalhado abaixo e aprender como obter um visto canadense para suas viagens internacionais.
Tipos de visto canadense
Antes de viajar para o Canadá, você precisa solicitar um visto canadense de acordo com os objetivos da visita, como turismo, viagens de negócios ou visitas familiares. Aqui você pode verificar os tipos de visto canadense abaixo.
- Vistos Temporários: Este tipo de visto permite que você venha ao Canadá por um curto período. Se você estiver no Canadá com um visto temporário, deverá sair quando seu visto expirar. E você não pode fazer nada que não esteja autorizado a fazer com o visto de retenção enquanto estiver no Canadá. Por exemplo, se você tiver visto de visitante, não poderá trabalhar no Canadá.
- Visto de trabalho: Contém a Permissão de Trabalho Aberta, Permissão de Trabalho Específica do Empregador, Permissão de Trabalho de Pós-Graduação e Experiência Internacional Canadá (IEC).
- Visto de estudo
- Visto de visitante: contém visto de entrada única, visto de visitante de entradas múltiplas, supervisto e autorização eletrônica de viagem
- Residência permanente: Se você deseja se mudar permanentemente para o Canadá, você precisa obter a residência permanente no Canadá. E você é obrigado a ter os vistos abaixo para levar à sua residência permanente no Canadá.
- Entrada Expressa: Inclui o Programa Federal de Trabalhador Qualificado, Programa Federal de Ofícios Qualificados, Classe de Experiência Canadense:
- PNP
- Imigração de Quebec: Quebec Experience Class e trabalhador qualificado de Quebec
- Patrocínio
- eTA: Antes de viajar para o Canadá, você precisa solicitar um novo eTA se for elegível para os critérios. E você precisa preparar o passaporte, a taxa de inscrição e o endereço de e-mail. Quando você já possui um visto de visitante canadense válido, não precisa solicitar um eTA. Se o seu visto de visitante (visto de residente temporário) expirar, você poderá obter um eTA para prolongar sua estadia no Canadá.
Quem pode solicitar um visto de turista canadense?
Se você deseja ser elegível para um visto de visitante, os cidadãos brasileiros devem atender aos seguintes critérios de elegibilidade.
- Você deve ter um passaporte brasileiro válido.
- Você deve estar em boa saúde.
- Você deve comprovar que pretende deixar o Canadá assim que sua visita for concluída.
- Você deve apresentar ao oficial de imigração alguns documentos comprovativos de que deverá retornar ao Brasil, como emprego, família ou bens financeiros no Brasil.
- Você não tem condenações criminais ou de imigração anteriores no Brasil.
- Você tem dinheiro suficiente para sustentar sua estadia no Canadá.
Documentos para solicitação de visto de visitante canadense
Antes de iniciar seu visto de turista canadense, você deve preparar todos os documentos necessários. Aqui você pode verificar os seguintes requisitos abaixo.
- O formulário de pedido de visto deve ser preenchido online. E você precisa preencher o formulário online com cuidado e precisão. Todos os detalhes, como endereço atual, e-mail e informações de contato, devem ser preenchidos. Se você não preencher todos os formulários de inscrição, a inscrição não será processada.
- Passaporte válido com validade restante mínima de seis meses e pelo menos duas páginas em branco disponíveis para o carimbo do visto.
- Uma foto recente tamanho passaporte com tamanho de 5 cm x 5 cm (2 x 2 polegadas) em fundo branco liso.
- Reservar uma viagem, como uma carta assinada de uma agência de viagens.
- A taxa consular para visto de visitante é CAD120,00. E você precisa pagar por ordem de pagamento ou cheque bancário.
- Carta convite ou cópia de carta dos patrocinadores com informações detalhadas sobre o evento e condições de participação.
- Vacinação contra a febre amarela se viajar com mais de 9 meses de idade vindo de Angola e da República Democrática do Congo. Se você já tomou a vacina contra a febre amarela, não precisa de uma nova.
- O comprovante de renda. Você deve apresentar os extratos bancários ou do cartão de crédito dos últimos três meses.
- Se você for menor de 18 anos, também precisará preparar documentos adicionais ao solicitar um visto canadense. Por exemplo:
- Seu formulário de pedido de visto precisa ser assinado por ambos os pais.
- Você deve apresentar um documento de identidade válido com foto de ambos os pais.
- Se um ou ambos os pais forem brasileiros, deverá apresentar declaração de não-cidadania assinada por ambos os pais.
O Consulado pode solicitar informações adicionais ao processar um pedido de visto canadense.
Como obter um visto de visitante canadense
Depois de preparar todos os requisitos listados acima, você pode seguir os passos abaixo e aprender como obter um visto canadense.
- Você pode acessar o sistema e-consular e digitar o número do CPF para acessar a conta gov.br para solicitar o serviço.
- Depois de fazer login no serviço, você pode clicar em “meus serviços consulares”, escolher o “novo serviço” e selecionar o “visto de visitante”.
- Então você precisa fazer upload da imagem da documentação através do sistema.
- Após verificação e validação da documentação, você receberá um e-mail para escolher as opções de dias e horários para agendar a visita ao Consulado.
- No dia da marcação deverá trazer os documentos originais dos documentos exigidos.
- O funcionário e-consular irá ajudá-lo com o pedido de visto.
- Então você poderá receber o visto de visitante após o processamento de sua inscrição.
👉 Saiba mais sobre como solicitar um visto de turista no Canadá aqui.
Você deve solicitar um visto de visitante canadense caso sua solicitação seja atrasada devido ao grande volume de solicitações. Mais importante ainda, todos os documentos e informações exigidos devem estar corretos, caso contrário, sua inscrição será rejeitada devido à falta de informações.
Quanto custa o visto canadense?
Ao solicitar um visto canadense, você deverá pagar a taxa consular, como 447,66 BRL. Você pode pagar em dinheiro ou cartão. E você precisa guardar o comprovante de pagamento ao solicitar um visto canadense. Ressalta-se que sua taxa de inscrição não será devolvida caso seu pedido de visto de visitante seja rejeitado pelo Consular.
Por quanto tempo posso obter um visto canadense?
Após a apresentação de todos os documentos exigidos e o Consulado aceitar o seu pedido, o tempo médio de processamento do visto de turista é de cerca de dez dias úteis, dependendo do volume da demanda. Portanto, é altamente recomendável que você solicite seu visto canadense pelo menos 20 dias úteis antes da data da viagem. Porque pode demorar até um mês para o Consulado autorizar.
Como saber se o visto canadense foi aprovado?
Se você não sabe como saber se um visto canadense foi aprovado, você pode primeiro verificar o status do seu pedido de visto de turista online. Aqui você pode visitar a solicitação de serviço e verificar o status da solicitação. Em seguida, você precisa inserir o código de pesquisa do aplicativo, sobrenome e data de nascimento. Você será direcionado para o status do aplicativo. Caso não encontre nenhuma mensagem depois de inserir todos os dados, entre em contato com o Consulado.
Quanto tempo dura o visto canadense?
O Consulado emitirá um visto de visitante que permite principalmente que você permaneça por até 6 meses no Canadá. Ao cruzar a fronteira, o oficial colocará a data em que você precisa sair no seu passaporte. Além disso, existe o visto de visitante de entradas múltiplas que pode ser válido por até 10 anos.
Brasileiros podem prorrogar o Visto Canadense de Turismo?
Sim. Você tem permissão para estender seu visto de turista canadense se precisar permanecer no Canadá por determinados motivos. No entanto, você deve solicitar on-line seu registro de visitante para prolongar sua estadia. Você pode solicitar novamente o visto de turismo ou o ETA antes que o visto de turismo canadense expire.
Diferença entre visto de visitante do Canadá e eTA
Você é elegível para solicitar um eTA se atender a todos os três requisitos:
- Você possui um visto de visitante canadense (visto de residente temporário) nos últimos 10 anos.
- Você deseja visitar o Canadá para uma visita curta, atividade de negócios ou turística e precisa de uma estadia longa de até 6 meses.
- Você está voando ou em trânsito por um aeroporto canadense com um passaporte válido de um dos países elegíveis que exigem visto.
Se você não atender a todos os requisitos do ETA, deverá solicitar um visto de visitante para viajar ao Canadá. Além disso, se você já possui um visto canadense válido, não precisa de um eTA para voar para o Canadá.
Conclusões
Quando portadores de passaporte brasileiro desejam viajar para o Canadá, precisam solicitar antecipadamente o visto de visitante ou o ETA. Você deve preparar todos os documentos necessários e taxas de inscrição para o seu pedido de visto para o Canadá. Depois de chegar ao Canadá, seu visto de turista só permite que você permaneça por até 6 meses, portanto você deve deixar o Canadá a tempo. Ou você pode estender sua estadia se quiser ficar mais tempo. Obtenha seu visto de turismo canadense e comece a viagem agora mesmo.